SOLAREA

Saiba como funciona um sistema fotovoltaico

como funciona um sistema fotovoltaico

Saiba como funciona um sistema fotovoltaico.

A energia solar fotovoltaica funciona a partir de sistemas que convertem a luz solar em energia elétrica para atender o consumo de residências, empresas, propriedades rurais, indústrias ou qualquer outro tipo de instituição.

Um sistema fotovoltaico consiste em dois dispositivos principais: painéis solares, que convertem luz solar em eletricidade através do efeito fotovoltaico, e inversores solares, que ajustam a corrente contínua produzida pelos painéis em corrente alternada para a distribuição, uso ou armazenamento.

Existem três tipos de sistemas solares fotovoltaicos e, embora gerem eletricidade da mesma forma, diferem na forma como processam a energia produzida pelos painéis:

  • Sistema fotovoltaico conectado à rede (on-grid): os sistemas fotovoltaicos on-grid são conectados à rede elétrica, que recebe o excedente gerado durante o dia e fornece energia à noite;
  • Sistema fotovoltaico isolado ou autônomo (off-grid): sistemas fotovoltaicos off-grid são isolados da rede e utilizam baterias para armazenar a energia que será consumida à noite;
  • Gerador fotovoltaico híbrido: sistemas fotovoltaicos híbridos são uma junção do on-grid e off-grid, operando na rede ao mesmo tempo que contam com baterias para armazenamento.

Acompanhe abaixo o passo a passo de como funciona um sistema solar fotovoltaico.

  1. O painel solar capta a luz e a transforma em energia elétrica

Quando em contato com a luz solar, os painéis solares fotovoltaicos instalados no telhado geram eletricidade através do efeito fotovoltaico.

Os painéis solares são formados a partir das junções de placas solares interligadas. Em cada projeto, o número de placas necessário precisa ser calculado com base no uso de eletricidade a ser atendido.

Ou seja, quanto maior o tamanho do painel solar, mais placas fotovoltaicas ele possui e mais energia ele pode gerar.

  1. O inversor fotovoltaico converte a corrente elétrica da energia

Antes de poder ser utilizada, a eletricidade gerada pelos painéis solares deve passar por um inversor fotovoltaico, dispositivo que adapta a corrente ao padrão da nossa rede, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA).

Ou seja, é o inversor solar que permite que a eletricidade gerada pelos painéis fotovoltaicos abasteça a TV, o computador, os eletrodomésticos e qualquer outro equipamento elétrico da sua casa ou empresa.

  1. A energia chega ao quadro de luz e é distribuída na sua casa ou empresa

A energia elétrica que sai do inversor solar vai para o “quadro de luz” e é distribuída para atender o consumo do seu imóvel.

Essa energia gerada não tem custo. Portanto, ela pode ser usada como substituta da eletricidade que você compra da distribuidora para reduzir sua conta de luz.

Os sistemas fotovoltaicos podem atender todas as necessidades elétricas das propriedades, desde pequenas residências até grandes corporações e indústrias.

Porém, para isso, o sistema deve ser projetado de acordo com o consumo e características de cada imóvel e os fatores climáticos da área onde será instalado.

O certo é solicitar o orçamento de uma empresa experiente que vai até seu imóvel para coletar os dados necessários para o seu sistema fotovoltaico.

  1. O excesso de energia é injetado na rede elétrica, gerando créditos

Normalmente, durante o dia, os painéis solares fotovoltaicos geram mais energia do que seu imóvel consome neste período. Em sistemas fotovoltaicos on-grid, esse excesso de energia é injetado na rede.

Ao instalar um sistema fotovoltaico on-grid, seu antigo relógio de luz é substituído por um novo modelo “bidirecional” que mede a entrada e a saída de energia.

Desta forma, os distribuidores locais podem calcular mês a mês quanta energia você injeta na rede, bem como quanta energia você consome à noite ou quando há pouca luz do sol.

A eletricidade que seu sistema fotovoltaico injeta na rede se torna um crédito de energia. Para cada quilowatt-hora (kWh) de energia que seu sistema fornece à rede, você receberá um crédito de energia para compensar o mesmo um kWh de energia consumido da rede.

Todos os meses a distribuidora detalha na sua fatura a quantidade de créditos gerados e consumidos, assim como qualquer saldo restante, que continua válido por até 5 anos.

Agora que você já sabe como funciona um sistema fotovoltaico, solicite seu orçamento conosco e tenha todos os benefícios e a economia que a energia solar pode te proporcionar.

Veja também:

 

REFERÊNCIA:

https://www.portalsolar.com.br/como-funciona-energia-solar.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top