SOLAREA

Por que agora é o momento certo para investir em energia solar?

investir em energia solar

Por que agora é o momento certo para investir em energia solar?

Foi sancionado, em janeiro de 2022, um novo projeto de lei que estabelece novas regras e taxas para quem produz a própria energia solar fotovoltaica.

Essa sanção se refere a nova taxa para geração própria de energia solar no país. Essa tarifação se refere ao pagamento para o uso dos sistemas de distribuição utilizados pelos microgeradores e pelas usinas solares.

Apesar disso, todos os donos de sistemas fotovoltaicos já existentes ou que solicitarem o pedido até 6 de janeiro de 2023, estarão livres dessas novas taxas até 31 de dezembro de 2045.

Por isso, essa é a última oportunidade para você adquirir o seu sistema fotovoltaico e ficar livre dessas regras e taxas por 23 anos. Saiba mais acompanhando abaixo.

O que muda para quem já tem uma usina fotovoltaica?

A legislação determina um prazo importante para quem já tem um sistema fotovoltaico: a taxação só será válida a partir de 2045. Não haverá mudanças imediatas.

Ao considerar a vida útil das placas fotovoltaicas, que funcionam por 25 anos, os usuários da energia solar fotovoltaica poderão usufruir dos benefícios da regra atual durante todo o período de funcionamento de seus painéis solares.

Se você também já tem um sistema fotovoltaico instalado, saiba que nada muda no curto e médio prazo. As regras irão afetar apenas após o prazo determinado pela lei em dezembro de 2045.

Quero ter uma usina fotovoltaica, o que irá mudar?

Quem deseja instalar um sistema de energia solar pode fazê-lo até 6 de janeiro de 2023, quando passa a valer a nova legislação. Nesse caso, quem fizer a instalação nesse período poderá aproveitar as regras antigas, ou seja, sem a “taxação do sol”.

Para após esse período, foram definidos percentuais com crescimento gradativo da taxa a cada ano, conforme informado na descrição da lei:

           I.     15% (quinze por cento) a partir de 2023;

         II.     30% (trinta por cento) a partir de 2024;

       III.     45% (quarenta e cinco por cento) a partir de 2025;

       IV.     60% (sessenta por cento) a partir de 2026;

        V.     75% (setenta e cinco por cento) a partir de 2027;

       VI.     90% (noventa por cento) a partir de 2028;

     VII.     A regra disposta no art. 17 desta Lei a partir de 2029.

Resumindo então: para quem optar por instalar o sistema fotovoltaico em 2023, deverá pagar 15% da taxa aumentando mais 15% no ano seguinte e assim sucessivamente.

Se você quer ter um sistema solar fotovoltaico e gerar sua própria energia, a hora é agora!

Esse é o melhor momento para se investir em energia solar e ficar fora da “taxação do sol” até 2045.

Não perca tempo! Entre em contato conosco agora mesmo e solicite seu orçamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top