SOLAREA

Energia solar fotovoltaica em Hortolândia: com funciona e seus benefícios

Energia solar fotovoltaica em Hortolândia:

Energia solar fotovoltaica em Hortolândia : Confira aqui tudo o que você precisa saber sobre energia solar.

A procura por novas tecnologias, economia, sustentabilidade e fontes renováveis resultou em uma grande procura pela energia solar. Com isso o mercado vem crescendo e se consolidando cada vez mais no Brasil e no mundo.

Há um número crescente de pessoas aderindo à energia solar em Hortolândia – SP, principalmente porque é uma grande oportunidade para economizar dinheiro.

A energia solar é uma fonte renovável com pouca interferência no meio ambiente e traz muitos benefícios para quem utiliza, tanto em empresas quanto em residências.

Nesse post entenderemos melhor como funciona essa importante fonte energética e seus benefícios. Confira!

O que é energia solar?

De forma simples, a energia solar é aquela proveniente da luz e do calor do sol. Por meio de diferentes tecnologias, ela pode ser aproveitada para gerar eletricidade e também para aquecimento de fluidos e ambientes. Essa transformação é feita por equipamentos que captam a radiação solar.

O potencial da energia solar é enorme por se tratar de uma fonte inesgotável e não depender de dias ensolarados para a geração dessa energia, visto que a radiação solar é aproveitada no processo.

Além disso, já existe tecnologia capaz de armazenar a eletricidade gerada a partir da energia solar. Ou seja, quando anoitece e a fonte é interrompida, é possível continuar aproveitando os benefícios desse recurso. Existem duas principais formas de aproveitamento da radiação solar, o modelo térmico e fotovoltaico.

Energia solar térmica

A geração de energia solar térmica é realizada por coletores ou concentradores, equipamentos que captam o calor vindo da radiação solar e o transferem para fluidos ou utiliza para a geração de vapor capaz de produzir eletricidade.

O uso mais comum da energia solar térmica é o residencial, no aquecimento da água para o banho, por exemplo. Mas há também a utilização em processos industriais que exigem altas temperaturas, hospitais e hotéis. Esse modelo tem uma maior especificidade.

Energia solar fotovoltaica

É a forma de transformar a radiação solar diretamente em eletricidade. Isso acontece a partir de células fotovoltaicas, quando a luz solar é absorvida pela célula fotovoltaica através de seus fótons.

A energia dos fótons é transferida para os elétrons e o movimento gera a corrente elétrica. As células fotovoltaicas são dispostas de diversas formas. A mais utilizada é através de painéis ou módulos solares que possuem o silício como material absorvente.

Existem dois sistemas fotovoltaicos: on-grid e off-grid:

No sistema on-grid, também chamado de grid-tie, a geração de energia solar está conectada à rede pública. Quando a sua unidade produz mais energia do que você consome, essa energia é enviada de volta à rede pública sendo transformada em créditos que podem ser utilizados em até cinco anos.

Já no sistema off-grid não possui conexão com a rede pública de energia e não é necessário pagar a conta de luz. Esse sistema necessita de um banco de baterias estacionárias, que irão armazenar todo o excesso de energia gerado pelas placas fotovoltaicas. Essa energia ficará armazenada e preparada para gerar energia para sua residência mesmo em épocas em que seu sistema não esteja gerando.

A Solarea Engenharia trabalha com esses dois sistemas. Fornecemos um estudo aprofundado no projeto da sua usina fotovoltaica para saber qual é o melhor sistema para seu imóvel em Hortolândia – SP. 

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento. 


Geração distribuída

A geração distribuída, criada em 2012 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), é o formato que permite a produção da própria energia elétrica, abastecendo casas, condomínios e empresas, além de contribuírem com o sistema elétrico. Isso é feito a partir de micro e minigeradores de energia elétrica.

Na energia solar, a eletricidade é gerada pelas placas solares criando um sistema ligado diretamente à rede da distribuidora que detém a concessão nas respectivas regiões. Então, quando a geração é maior que o consumo, o excedente é compartilhado com a rede. 

Dessa forma, em momentos em que o sistema residencial não gerar eletricidade suficiente, é possível consumir a energia fornecida pela distribuidora e a diferença é cobrada na conta de luz. Se o saldo for positivo, a pessoa ou a empresa ganha créditos que podem ser usados na própria casa ou em outros imóveis.

Números da energia solar no país

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), o Brasil tem 2,4 gigawatts de capacidade de energia solar instalada através de usinas solares. Trata-se do volume que o país poderia produzir se todos os empreendimentos estivessem em funcionamento.

Em relação à potência instalada, o Brasil tem 3.103 megawatts de potência de energia solar instalada, representando somente 1,2% do potencial. Desse total, 1.000 megawatts são de geração distribuída e 2.103 partem da geração centralizada.

Atualmente, ainda segundo a Absolar, existem 93,5 mil sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, somando 117,3 mil consumidores recebendo créditos de energia via geração local, autoconsumo, geração condominial e geração compartilhada. De tudo isso, 99,7% são de energia fotovoltaica.

Instalação

A instalação em casas e condomínios é mais simples do que parece. O primeiro passo é fazer uma simulação para entender qual o melhor sistema para o seu perfil de consumo e quanto você poderá economizar com energia renovável.

A etapa seguinte consiste em escolher o local onde as placas serão instaladas. Geralmente, é o telhado, tanto em casa quanto em condomínios e empresas, mas essa não chega a ser uma regra.

Feito isso, é o momento de pedir à concessionária a troca do relógio medidor. Depois desse procedimento o consumidor está apto a lançar a energia na rede e começar a utilizar os créditos.

Nós da Solarea oferecemos serviço especializado, com profissionais de alta capacidade e qualidade única nos nossos sistemas de energia solar.

 Entre em contato e saiba mais sobre nossos sistemas e instalação.


Benefícios da energia solar

Quando falamos em geração distribuída, fica clara a vantagem econômica que os consumidores podem ter ao produzir a própria energia elétrica.

No fim do mês, há a possibilidade de ter que pagar apenas as taxas obrigatórias das distribuidoras, ou seja, uma economia de praticamente 100%. Além disso, o consumidor deixa de ficar tão vulnerável aos aumentos nas contas.

Além dessa existem inúmeras outras vantagens. Uma delas é a segurança em relação ao abastecimento. Os consumidores que possuem esse sistema de geração correm menos riscos em momentos em que a rede da concessionária falha e deixa de fornecer energia.

O contrário também vale. Caso a produção solar fique abaixo do consumo demandado, o suprimento é feito de forma automática a partir da rede da distribuidora de eletricidade. Logo, os riscos de falta de energia são muito menores.

Para empresas, organizações corporativas ou rurais onde a falta de energia elétrica causaria perdas na produção, a energia fotovoltaica pode ser uma ótima solução, visto que ela é auto suficiente e mais segura em termos de abastecimento.

A energia solar também é um investimento. O retorno do valor investido acontece entre dois a cinco anos,  com retornos melhores que a poupança e CDI.

No caso de casas e condomínios há um fator muito importante a ser considerado, a valorização do imóvel. Em primeiro lugar, isso acontece pela produção própria de eletricidade e todos benefícios embutidos.

Com a economia de dinheiro, investimentos no imóvel como pintura, jardinagem e até mesmo segurança do espaço podem ser feitos.

Sustentabilidade é outro fator primordial na escolha pela geração de energia solar. Isso porque essa tecnologia ajuda a poupar recursos do meio ambiente por se tratar de uma fonte limpa, abundante e inesgotável.

Está claro que gerar sua própria energia com uma usina fotovoltaica na sua residência, condomínio ou empresa é mais que benéfico tanto para um ambiente mais sustentável quanto para você e a economia do seu dinheiro.

Adquira também seu sistema fotovoltaico em Hortolândia – SP, solicite agora seu orçamento com os melhores profissionais do ramo na região.

Preencha abaixo e simule seu orçamento.

"*" indica campos obrigatórios

Nome:*
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top